Alguns recursos dependem da execução de javascript
Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.

PERCURSO Leitura e escrita

Cursos
03
Recursos Complementares
05

Aprenda com autonomia, seguindo seu próprio ritmo, interesse e necessidade. O percurso Leitura e escrita incentiva o desenvolvimento de competências de linguagem que são fundamentais para a formação do indivíduo, ao potencializar a sua capacidade de fazer escolhas e possibilitar a sua participação ativa nas diversas esferas da sociedade de forma crítica e criativa.

Cursos
03
Recursos Complementares
05

Aprenda com autonomia, seguindo seu próprio ritmo, interesse e necessidade. O percurso Leitura e escrita incentiva o desenvolvimento de competências de linguagem que são fundamentais para a formação do indivíduo, ao potencializar a sua capacidade de fazer escolhas e possibilitar a sua participação ativa nas diversas esferas da sociedade de forma crítica e criativa.

CURSOS

  • Leitura para bebês
  • Infâncias e leituras
  • Mediação de leitura para juventudes

PARA QUEM É INDICADO

Equipe pedagógica de organizações da sociedade civil, Outros, Gestores escolares, Professores
Objetivos do percurso

Esse percurso formativo oferece cursos que orientam a prática da mediação como impulso à construção de comportamentos leitores desde a primeira infância. Entre as habilidades adquiridas estão:   

  • Compreender a importância da leitura e o papel de quem faz a mediação 
  • Refletir sobre literatura e leitura para as crianças como criação de vínculo e acesso à cultura e à educação
  • Planejar e realizar práticas de mediação de leitura para as várias fases da infância
  • Saber conduzir a leitura em voz alta e promover situações em que bebês e crianças bem pequenas explorem os livros livremente
  • Conhecer as práticas leitoras atuais da juventude
  • Conduzir os jovens a experimentar várias formas de ler, com outros textos, suportes e gêneros literários
  • Planejar ações de mediação e mediar leitura para jovens
  • Compreender as diferentes juventudes brasileiras e o Estatuto da Juventude
  • Estabelecer critérios de seleção de publicações para montar uma biblioteca adequada para cada etapa
Para quem é indicado? 

Professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares, educadores sociais, equipes pedagógicas de OSCs e voluntários