Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.
PERCURSO

Matemática

02
Cursos
01
Recurso Complementar

Aprenda com autonomia, seguindo seu próprio ritmo, interesse e necessidade.  O percurso Matemática convida a explorar os campos de experiência da BNCC e a refletir sobre o letramento matemático, com cursos que apresentam propostas significativas para crianças pequenas e ideias práticas para trabalhar conceitos com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.  

Dentro do percurso
Cursos
Como abordar conceitos-chave e envolver as turmas no fazer matemático, em práticas alinhadas às habilidades propostas na BNCC.
  • Curso
    Letramento matemático na Educação Infantil
    Como planejar atividades matemáticas significativas para as crianças pequenas, respeitando seu modo de ser e de aprender e considerando com os campos de experiência...
    Mais sobre o curso
  • Curso
    Geometria e o letramento matemático
    Propostas práticas para estimular os estudantes a desenvolver o senso espacial e a compreender os conteúdos específicos de geometria nos anos iniciais do Ensino Fun...
    Mais sobre o curso
Objetivos

Esse percurso formativo oferece cursos que apoiam professores a ensinar conteúdos da geometria e a desenvolverem o senso espacial dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a propor atividades matemáticas na Educação Infantil. Entre as habilidades adquiridas estão:   

  • Reconhecer a geometria como recurso para compreender o mundo físico e as diversas áreas do saber
  • Construir conhecimentos sobre figuras bi e tridimensionais e suas propriedades
  • Planejar e propor práticas para introduzir conceitos de simetria e ângulos
  • Refletir sobre o papel da Matemática na Educação Infantil
  • Estabelecer a relação entre percursos investigativos, campos de experiência e a cultura matemática
  • Refletir sobre a construção do conceito de número e as regularidades do sistema de numeração decimal
  • Planejar e propor experiências significativas, com intencionalidade didática e respeitando o modo de ser e de aprender das crianças pequenas

    Para quem é indicado?

    Gestores escolares, professores e educadores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Público
    Professores, Gestores escolares
    Acompanhe as novidades do Polo