Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.
CURSO

Infâncias e leituras

Voltar para o percurso
Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
20 horas
Certificado
Sim

Promover a reflexão sobre literatura e leitura para as crianças como criação de vínculo e acesso à cultura e à educação desde a primeira infância. Orientar sobre práticas de mediação de leitura e critérios de seleção de publicações para uma biblioteca.

Conteúdo programático

Módulo 1

  • Leitores e leituras
  • Por que ler? Por que leio?
  • Minha primeira memória de leitura...
  • Que leitor sou eu?

Módulo 2

  • Arte e palavra na primeira infância
  • Pensar as infâncias
  • O papel da poesia e do brincar
  • Por que devemos ler para as crianças?

Módulo 3

  • O papel dos mediadores
  • O que é mediação de leitura?
  • Caminhos da mediação
  • Leitura na primeira infância

Módulo 4

  • Construindo uma biblioteca para a primeira infância
  • Por onde começar?
  • Critérios de seleção
  • Desafios e leituras na primeira infância
Expectativa de aprendizagem

Refletir e discutir sobre infância, leitura e literatura. Compreender como investir na própria formação para realizar mediações de leitura. Entender os critérios de seleção de publicações para montar uma biblioteca para a primeira infância.

Público prioritário

Gestores escolares, professores e educadores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, equipes técnicas e educadores de organizações da sociedade civil.

Público
Gestores escolares, Professores, Equipe pedagógica de organizações da sociedade civil
Temas abordados
Primeira infância, arte e palavra, mediação de leitura, construção de biblioteca.
Faz parte dos percursos
Leitura e escrita
Acompanhe as novidades do Polo