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CURSO

Ensino híbrido na prática para docentes

Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
20 horas
Certificado
Sim

A pandemia da covid-19 mudou o mundo como o conhecíamos. Na Educação, estratégias de ensino remoto de emergência possibilitaram a continuação das atividades escolares, mesmo que tenham sido necessárias diversas adaptações e concessões. Pensando nisso, desenvolvemos um curso para a prática técnicas de Ensino Híbrido para o dia a dia na escola.

Objetivos
  • Conhecer técnicas e estratégias de aprendizagem que mesclam aprendizagem on-line e offline, remota e presencial
  • Utilizar o ensino híbrido para otimizar o planejamento, personalizar o ensino e desenvolver a autonomia dos alunos
  • Conhecer os elementos do modelo virtual aprimorado do ensino híbrido e aplicar no seu modelo escolar
  • Planejar e aplicar aulas seguindo estruturas e estratégias no modelo virtual aprimorado (curso voltado à preparação de aulas para aplicação prática imediata)
Conteúdo programático

Módulo 1: Introdução

  • Apresentação do curso e combinados.
  • Temas presentes no curso.

Módulo 2: Entendimento

  • Conceito de Ensino híbrido, modelos e características.
  • Modelo virtual aprimorado.
  • Personalização e autonomia no modelo virtual aprimorado.
  • Cuidados antes de implementar o modelo virtual aprimorado.
  • Conceito de liderança.
  • Ações de apoio às escolas na implementação do Ensino Híbrido.
  • Guia de Implementação do Ensino Híbrido.

Módulo 3: Organização

  • Possibilidades estruturais da escola.
  • Metodologias e recursos.
  • Recursos educacionais digitais.
  • Planejamento no Ensino Híbrido.
  • Comunidade de prática.
  • Rotinas e protocolos: cronogramas, cargas horárias da
  • equipe e modelos de avaliação.
  • Processos escolares: revisão, impressão e logística e
  • acesso físico.
  • Ações de apoio às escolas e seus atores na implementação do modelo virtual aprimorado.

Módulo 4: Planejamento

  • Planejamento reverso e suas práticas.
  • Objetivos e conteúdos de um currículo.
  • Ferramentas de acompanhamento da aprendizagem.
  • Recursos estruturantes de cursos on-line.
  • Ambiente físico para o Ensino Híbrido.
  • Cronogramas e escalas.
  • Modelos de planos de estudo.
  • Processos de avaliação e modelos de rubricas.
  • Informações compartilhadas com a equipe docente.
  • Avaliação FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) como ferramenta para a implementação do Ensino Híbrido.

Módulo 5: Implementação

  • Princípios do design instrucional.
  • Objetos digitais de aprendizagem.
  • Experiências presenciais de aprendizagem.
  • Avaliação e comunicação no Ensino Híbrido.
  • Plano de ação: metas e ações.
  • Compartilhamento de práticas.
  • Identificação de problemas.

Módulo 6: Transformação

  • Revisão de conceitos do Ensino Híbrido com foco no modelo virtual aprimorado.
  • Possibilidades para a prática.
  • Comunidade de prática.
  • Avaliação dos resultados.
  • Ações com foco em escalabilidade e perenidade.
Agradecimentos especiais

A Sincroniza Educação agradece o apoio da Fundação Lemann, Imaginable Futures e do Itaú Social para a realização desta trilha no Polo.

Ficha técnica

Realização: Sincroniza Educação

Edição: Ana Paula Manzalli e Valentina Desclov Nogueira

Revisão e arte: Denise Rocha e Lucas Taterka

Coordenação: Juliana Junqueira (Itaú Social) e Bruna Carvalho (Sincroniza Educação)

Autores
Victor Menna
Professor de Ciências, especialista em Tecnologias na Educação e Gestão Escolar. Assessor pedagógico e produtor de conteúdo, apoia educadores por meio de formações e assessorias sobre Gamificação e Jogos, Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais.
Público
Professores
Temas abordados
Ensino Híbrido, Metodologias ativas, Virtual aprimorado
Faz parte dos percursos
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