Alguns recursos dependem da execução de javascript
Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.
CURSO

Letramento matemático na Educação Infantil

Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
10 horas
Certificado
Sim

Como planejar atividades matemáticas significativas para as crianças pequenas, respeitando seu modo de ser e de aprender e considerando com os campos de experiência da BNCC.

Objetivos

Refletir sobre o papel da Matemática na Educação Infantil, saber planejar e propor experiências significativas, com intencionalidade didática e respeitando o modo de ser e de aprender das crianças pequenas, sem antecipar os processos do Ensino Fundamental.

Conteúdo programático
  • Os campos de experiência e o percurso investigativo da criança
  • Conceitos-chave para o trabalho com números e sistema de numeração
  • Proposta didática com número e sistema de numeração decimal
  • O trabalho com registro numérico
  • Planejando atividades matemáticas
Expectativa de aprendizagem

Estabelecer a relação entre percursos investigativos, campos de experiência e a cultura matemática, entender conceitos-chave sobre números e sistema de numeração e refletir sobre a construção do conceito de número e as regularidades do sistema de numeração decimal.

Autores
Ana Flavia Alonço Castanho
Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano e pedagoga pela USP, atua na formação de professores, em consultoria pedagógica e produção de materiais didáticos. É professora da pós-graduação em Didática da Matemática no Instituto Vera Cruz
Heloísa Magri
Psicóloga formada pela Universidade Paulista (UNIP) e pedagoga pelo Instituto Singularidades. É coordenadora pedagógica de Educação Infantil, e atua com formação de professores, assessoria pedagógica e produção de materiais didáticos.
Depoimentos
"Muito importante essa formação, uma vez que o ensino da matemática é muito difícil e complexo, principalmente devido a forma mecânica como fomos ensinados e como ensinamos. Buscar novas estratégias é urgente."
- Maria José Fernandes - Juína/MS
"O curso é muito interessante, ensinar matemática sempre foi visto como algo muito complexo e ver este tema sendo abordado com tanta leveza e de maneira sutil, amplia a maneira de trabalhar está ciência."
- Juliana Trindade - Santo André/SP
"Gostei muito do curso, pois aqui tive noção de como desenvolver o trabalho com as crianças, no aprendinzado sobre o conteúdo do letramento matemático, Através de figuras geométricas, jogos de tabuleiros, jogos de cartas e atividades cognitivas em sala."
- Jucelia Damacena - São Paulo/SP
Público
Gestores escolares, Professores
Temas abordados
Panorama do ensino da Matemática na Educação Infantil; Propostas didáticas e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC; Planejamento de ações e experiências significativas.
Faz parte dos percursos
Matemática, Educação Infantil
Acompanhe as novidades do Polo