Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.
PERCURSO

Educação Infantil

04
Cursos
00
Recursos Complementares

Aprenda com autonomia, seguindo seu próprio ritmo, interesse e necessidade.  O percurso Educação Infantil esclarece a visão contemporânea de infância e os campos de experiência da BNCC, com cursos sobre práticas pedagógicas que favorecem o protagonismo, as brincadeiras, o contato com os livros e a leitura e o letramento matemático das crianças.

Dentro do percurso
Cursos
Entenda como planejar atividades significativas para bebês e crianças pequenas, estimulando a interação com objetos, palavras e números.
  • Curso
    Letramento matemático na Educação Infantil
    Refletir sobre o papel da Matemática na Educação Infantil, saber planejar e propor experiências significativas, com intencionalidade didática e respeitando o modo d...
    Mais sobre o curso
  • Curso
    Leitura para bebês
    Contribuir para que educadores leiam em voz alta e promovam situações em que bebês e crianças bem pequenas explorem os livros livremente, para que se familiarizem e...
    Mais sobre o curso
  • Curso
    Infâncias e leituras
    Promover a reflexão sobre literatura e leitura para as crianças como criação de vínculo e acesso à cultura e à educação desde a primeira infância. Orientar sobre pr...
    Mais sobre o curso
  • Curso
    Experiência e protagonismo: a BNCC na Educação Infantil
    Essencial para atualizar quem se dedica à Educação Infantil, esse curso detalha as concepções e as práticas alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ...
    Mais sobre o curso
Objetivo do percurso

Oferecer cursos que permitem a educadores e gestores compreender as especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil. Entre as habilidades adquiridas estão:   

  • Refletir sobre o conceito de infância na atualidade e entender como as crianças aprendem 
  • Conhecer campos da experiência, relacionar interações e brincadeiras ao desenvolvimento infantil
  • Promover práticas pedagógicas que privilegiem a criança e seu protagonismo 
  • Valorizar a escuta sensível na Educação Infantil 
  • Discutir sobre infância, leitura e literatura
  • Observar e estimular as interações de bebês e crianças bem pequenas com os livros 
  • Planejar e conduzir situações de leitura em voz alta 
  • Estabelecer critérios de seleção de publicações para montar uma biblioteca adequada à etapa
  • Fazer relações entre percursos investigativos, os campos de experiência e a cultura matemática 
  • Compreender conceitos-chave sobre números e sistema de numeração
Para quem é indicado

Gestores escolares, professores e educadores da Educação Infantil, equipes técnicas e educadores de organizações da sociedade civil.

Público
Professores, Gestores escolares
Acompanhe as novidades do Polo