Alguns recursos dependem da execução de javascript
Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.

PERCURSO Educação Infantil

Cursos
06
Recursos Complementares
05

Aprenda com autonomia, seguindo seu próprio ritmo, interesse e necessidade.  O percurso Educação Infantil esclarece a visão contemporânea de infância e os campos de experiência da BNCC, com cursos sobre práticas pedagógicas que favorecem o protagonismo, as brincadeiras, o contato com os livros e a leitura e o letramento matemático das crianças.

Cursos
06
Recursos Complementares
05

Aprenda com autonomia, seguindo seu próprio ritmo, interesse e necessidade.  O percurso Educação Infantil esclarece a visão contemporânea de infância e os campos de experiência da BNCC, com cursos sobre práticas pedagógicas que favorecem o protagonismo, as brincadeiras, o contato com os livros e a leitura e o letramento matemático das crianças.

CURSOS

  • Letramento matemático na Educação Infantil
  • Leitura para bebês
  • Infâncias e leituras
  • Experiência e protagonismo: a BNCC na Educação Infantil
  • As múltiplas formas de aprender das crianças
  • A organização de ambientes na Educação Infantil

PARA QUEM É INDICADO

Gestores escolares, Professores
Objetivo do percurso

Oferecer cursos que permitem a educadores e gestores compreender as especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil. Entre as habilidades adquiridas estão:   

  • Refletir sobre o conceito de infância na atualidade e entender como as crianças aprendem 
  • Conhecer campos da experiência, relacionar interações e brincadeiras ao desenvolvimento infantil
  • Promover práticas pedagógicas que privilegiem a criança e seu protagonismo 
  • Valorizar a escuta sensível na Educação Infantil 
  • Discutir sobre infância, leitura e literatura
  • Observar e estimular as interações de bebês e crianças bem pequenas com os livros 
  • Planejar e conduzir situações de leitura em voz alta 
  • Estabelecer critérios de seleção de publicações para montar uma biblioteca adequada à etapa
  • Fazer relações entre percursos investigativos, os campos de experiência e a cultura matemática 
  • Compreender conceitos-chave sobre números e sistema de numeração
Para quem é indicado

Gestores escolares, professores e educadores da Educação Infantil, equipes técnicas e educadores de organizações da sociedade civil.