Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.
CURSO

Gestão escolar: práticas de tutoria na formação continuada

Voltar para o percurso
Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
30 horas
Certificado
Sim

Contribuir para a qualificação do trabalho de acompanhamento escolar desenvolvido pelas equipes gestoras das diferentes redes de ensino público do país, fomentando a construção de redes colaborativas de aprendizagem.

Conteúdo programático
  • • Conhecer as rotinas de trabalho de formador junto ao(à) diretor(a) escolar.
    • Identificar como a metodologia da tutoria facilita a aprendizagem com foco no sujeito.
    • Reconhecer os benefícios do processo formativo-reflexivo para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas na escola.
    • Compreender o conceito que embasa a formação pautada em competências.
    • Conhecer estratégias para a formação do adulto e seu campo de aplicação.
    • Compreender como realizar o diagnóstico de saberes e práticas do(a) diretor(a) e relacioná-las à matriz de competências.
    • Saber analisar o contexto escolar e a prática gestora e traçar diagnósticos.
    • Entender o que são os modelos mentais e aprender a utilizar emoções e estresse a favor da aprendizagem do adulto.
    • Compreender o sujeito em formação como protagonista de seu processo de aprendizagem e desenvolvimento e o formador como parceiro apoiador desse processo.
    • Conhecer a matriz de competências como instrumento que apoia a formação do gestor escolar e do professor
    • Identificar as diferentes modalidades de formação – processos autoformativos, apoiados na observação de um profissional de referência ou em grupos – e saber como trabalhar com cada um deles.
Expectativa de aprendizagem

Compreender como funciona a metodologia da tutoria, os processos formativos em parceria e pautados em competências. Reconhecer saberes e práticas de gestores e professores e analisar o contexto escolar para traçar diagnósticos. Conhecer estratégias para a formação do adulto e seu campo de aplicação. Identificar diferentes modalidades de formação.

Público prioritário

Técnicos de Secretatia e Gestores Escolares

Público
Técnicos de secretaria, Gestores escolares
Temas abordados
Formação continuada em serviço; Princípios da formação continuada; Pressupostos e princípios da aprendizagem do adulto em contexto profissional; Modelos Mentais; Uso do stress, das emoções e da ansiedade para potencializar a aprendizagem do adulto; O papel do facilitador e as intervenções metodológicas; Modalidades de formação
Faz parte dos percursos
Gestão escolar
Acompanhe as novidades do Polo