Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.
CURSO

Letramento matemático na Educação Infantil

Voltar para o percurso
Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
10 horas
Certificado
Sim

Refletir sobre o papel da Matemática na Educação Infantil, saber planejar e propor experiências significativas, com intencionalidade didática e respeitando o modo de ser e de aprender das crianças pequenas, sem antecipar os processos do Ensino Fundamental. 

Conteúdo programático
  • Os campos de experiência e o percurso investigativo da criança
  • Conceitos-chave para o trabalho com números e sistema de numeração
  • Proposta didática com número e sistema de numeração decimal
  • O trabalho com registro numérico
  • Planejando atividades matemáticas
Expectativas de aprendizagem

Estabelecer a relação entre percursos investigativos, campos de experiência e a cultura matemática; Entender os conceitos-chave sobre números e sistema de numeração; Refletir sobre construção do conceito de número e as regularidades do sistema de numeração decimal.

Público prioritário

Gestores escolares, professores e educadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Autores
Ana Flavia Alonço Castanho
Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano e pedagoga pela USP, atua na formação de professores, em consultoria pedagógica e produção de materiais didáticos. É professora da pós-graduação em Didática da Matemática no Instituto Vera Cruz,
Depoimentos
"Gostei muito do curso, inovei mais meus conhecimentos, sempre  gostei de trabalhar com crianças pequenas, eles trazem uma bagagem bastante rica de aprendizagem. Obrigada a todos!"
- Sirley Longatti - Professora
"Excelente curso!! Com uma linguagem clara e de fácil entendimento para a prática cotidiana!"
- Lucimara Pontes Ribeiro - Professora
Público
Gestores escolares, Professores
Temas abordados
Panorama do ensino da Matemática na Educação Infantil, Propostas didáticas e a BNCC; Planejamento de ações e experiências significativas.
Faz parte dos percursos
Educação Infantil
Acompanhe as novidades do Polo