Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.
CURSO

Gestão escolar: práticas de tutoria na formação continuada

Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
30 horas
Certificado
Sim

A tutoria e a parceria entre formador e gestor favorecem análises de contextos e processos reflexivos dentro do ambiente escolar. Compreenda estratégias de aprendizagem de adultos para aprimorar as práticas pedagógicas da equipe.

Objetivo

Contribuir para a qualificação do trabalho de acompanhamento escolar desenvolvido pelas equipes gestoras das diferentes redes de ensino público do país, fomentando a construção de redes colaborativas de aprendizagem.

Conteúdo programático
  • Estratégias e princípios da formação do adulto
  • Aprendizagem de adultos
  • Elementos básicos da formação via tutoria na modalidade pedagógica
  • Início das ações formativas
  • Plano de formação como instrumento de mobilização das aprendizagens
Expectativa de aprendizagem

Compreender como funciona a metodologia da tutoria, os processos formativos em parceria e pautados em competências. Reconhecer saberes e práticas de gestores e professores e analisar o contexto escolar para traçar diagnósticos. Conhecer estratégias para a formação do adulto e seu campo de aplicação. Identificar diferentes modalidades de formação.

Depoimentos
"Satisfação com o curso. Formar pessoas é uma responsabilidade muito forte e quero enfatizar que aprendi muito com esse curso."
- Shirley Lira alves - Vitorino Freire/MA
"Estou muito feliz por realizar esse curso.... Abordamos excelentes reflexões..."
- Maria Aparecida Ferreira de Farias - Nova Monte Verde/MS
"Curso ótimo para reflexão e observação das praticas de um gestor, cada topíco nos dá orientação para várias situações"
- Alessandra Lima de Souza - Itaquaquecetuba/SP
Público
Técnicos de secretaria, Gestores escolares
Temas abordados
Formação continuada em serviço; Princípios da formação continuada; Pressupostos e princípios da aprendizagem do adulto em contexto profissional; Modelos Mentais; Uso do stress, das emoções e da ansiedade para potencializar a aprendizagem do adulto; O papel do facilitador e as intervenções metodológicas; Modalidades de formação
Faz parte dos percursos
Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação
Acompanhe as novidades do Polo