Alguns recursos dependem da execução de javascript
Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.

CURSO Acompanhamento das aprendizagens

Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
4 horas
Público
Professores, Gestores públicos, Técnicos de secretaria
Certificado
Sim

Aprimoramento da avaliação como orientadora do processo de ensino e aprendizagem e que portanto precisa prever fluxos e rotinas de acompanhamento destas aprendizagens.

Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
4 horas
Público
Professores, Gestores públicos, Técnicos de secretaria
Certificado
Sim

Aprimoramento da avaliação como orientadora do processo de ensino e aprendizagem e que portanto precisa prever fluxos e rotinas de acompanhamento destas aprendizagens.

Objetivo do curso

Apoiar a equipe da Secretaria de Educação no aprimoramento da avaliação e acompanhamento das aprendizagens dos estudantes, a fim de que a recomposição de aprendizagens possa ser efetivada.

Conteúdo programático
  • Significado da avaliação como orientadora do processo de ensino e aprendizagem -Os diferentes tipos e funções da avaliação e a centralidade da avaliação formativa;
  • Avaliação formativa e a necessidade do acompanhamento das aprendizagens;
  • Como promover o aprimoramento das aprendizagens na rede por meio de planejamento colaborativo em cada escola;
  • Construindo ou aprimorando instrumentos de acompanhamento considerando o ensino por competências;
  • A participação e o protagonismo dos estudantes na avaliação de sua aprendizagem;
  • Diminuindo a distância entre avaliar e ensinar;
  • O que fazer a partir do que é observado no acompanhamento.
Expectativa de aprendizagem
  • Compreender os tipos e funções da avaliação, aprofundando-se na perspectiva de acompanhamento baseada em avaliação formativa;
  • Refletir sobre o papel de cada ator da rede para o acompanhamento das aprendizagens e os níveis de análise;
  • Aprimorar instrumentos e fluxos presentes em uma rotina de acompanhamento;
  • Planejar as ações de acompanhamento e as intervenções a partir das análises, visando a aprendizagem de todos os estudantes.