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CURSO Avaliação diagnóstica

Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
4 horas
Público
Gestores públicos, Técnicos de secretaria
Certificado
Sim

A complexidade da avaliação das aprendizagens e a necessidade de repensar as estratégias da avaliação diagnóstica para além das provas e da avaliação do sistema.

Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
4 horas
Público
Gestores públicos, Técnicos de secretaria
Certificado
Sim

A complexidade da avaliação das aprendizagens e a necessidade de repensar as estratégias da avaliação diagnóstica para além das provas e da avaliação do sistema.

Objetivo do curso

Apoiar a equipe da Secretaria de Educação no planejamento da avaliação diagnóstica na rede, considerando a a necessidade de compreender as diferentes aprendizagens dos estudantes que pode ser ou não ampliada pelas oportunidades educacionais desiguais durante a pandemia.

Conteúdo programático
  • Significado da avaliação como orientadora do processo de ensino e aprendizagem;
  • Do que tratamos ao falar de avaliação diagnóstica e como ela pode apoiar a recomposição das aprendizagens;
  • Recomendações das normativas;
  • Diferentes propostas de avaliação diagnóstica e seus diferentes propósitos e limites (avaliação de sistema e interna);
  • Organização da rede para a avaliação diagnóstica e o papel de cada ator;
  • A complexidade de avaliar as aprendizagens e a necessidade de diferentes estratégias além das provas (incluindo a autoavaliação);
  • A leitura de resultados nos diferentes níveis da rede;
  • O que fazer a partir da avaliação diagnóstica diferentes tipos de intervenções;
  • Plataforma Caed para realização da avaliação de sistema com itens de prova.
Expectativa de aprendizagem
  • Compreender o papel da avaliação diagnóstica no atual contexto da educação considerando as desigualdades de oportunidades educacionais ampliadas;
  • Conhecer conceitos-chave que podem balizar uma avaliação diagnóstica que faça sentido aos diferentes atores da rede, visando a aprendizagem de estudantes;
  • Ampliar o rol de estratégias de avaliação para além da prova e avaliaçào sistema, para uma avaliação mais ampla da aprendizagem;
  • Compreender o papel de cada ator da rede para a avaliação diagnóstica.