Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.
Professores, Técnicos de secretaria, Gestores públicos
Certificado
Sim
As mudanças nas práticas pedagógicas considerando novos tempos, espaços, agrupamentos e materiais de ensino para as aprendizagens.
Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
4 horas
Público
Professores, Técnicos de secretaria, Gestores públicos
Certificado
Sim
As mudanças nas práticas pedagógicas considerando novos tempos, espaços, agrupamentos e materiais de ensino para as aprendizagens.
Objetivo do curso
Apoiar equipe da secretaria de educação no planejamento pedagógico considerando a necessidade de recomposição das aprendizagens considerando novos tempos e espaços de ensinar e aprender e as discussões sobre ensino híbrido.
Conteúdo programático
Concepções do ensino híbrido;
Recomendações das normativas;
O ensino híbrido e sua relação com a educação integral e a BNCC;
A articulação entre as atividades pedagógicas presenciais e não presenciais;
Modalidades organizativas e diferentes agrupamentos;
Planejamento de professores com base no ensino híbrido e condições para que ele seja implementado;
O potencial da aprendizagem mediada pelas TICs;
Formação de gestores escolares e professores mediada pelas tecnologias de informação e comunicação;
Diagnóstico de acesso à internet na rede.
Expectativa de aprendizagem
Compreender os diferentes significados existentes dentro do termo ensino híbrido;
Compreender os ajustes necessários para um planejamento pedagógico que responda às necessidades atuais de aprendizagens dos estudantes;
Buscar oportunidades de aprimoramento, elaborando planejamento alinhado às premissas pedagógicas do currículo, com atividades pedagógicas presenciais e não presenciais articuladas e com foco especial na garantia da competência geral relacionada à vida e a Cultura Digital;
Planejar ações formativas para apoiar gestores e educadores na implementação deste planejamento pedagógico, em diálogo com as discussões do ensino híbrido.