Alguns recursos dependem da execução de javascript
Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.

CURSO Flexibilização curricular

Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
4 horas
Público
Gestores públicos, Professores, Técnicos de secretaria
Certificado
Sim

Atuação da gestão educacional nas decisões que envolvem o processo de flexibilização e priorização curricular de modo a garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes.

Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
4 horas
Público
Gestores públicos, Professores, Técnicos de secretaria
Certificado
Sim

Atuação da gestão educacional nas decisões que envolvem o processo de flexibilização e priorização curricular de modo a garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes.

Objetivo do curso

Apoiar a equipe da secretaria de educação quanto ao planejamento da flexibilização curricular na rede, considerando a priorização curricular em caráter emergencial e a viabilização do contínuo curricular 2020/2021/2022.

Conteúdo programático
  • O que é flexibilização curricular. - O que é a priorização dentro do contexto de flexibilização curricular;
  • Por que investir no planejamento da flexibilização curricular;
  • Concepções de currículo;
  • Recomendações das normativas legais;
  • O que levar em conta ao planejar a flexibilização em minha rede;
  • Como promover um planejamento sistêmico na rede;
  • As especificidades da educação infantil na flexibilização;
  • Critérios para a priorização curricular;
  • Contínuo curricular;
  • As demandas de aprendizagem para o contexto atual;
  • Mapas de foco do Instituto Reúna.
Expectativa de aprendizagem
  • Compreender as ações necessárias ao processo de flexibilização curricular nas redes, dentro das normativas nacionais que envolvem o tema;
  • Refletir sobre o papel dos diferentes atores da rede em uma perspectiva sistêmica e colaborativa para o processo de flexibilizaçào e priorização curricular;
  • Considerar mecanismos de planejamento que concretizem o protagonismo da escola considerando o currículo real e o potencial formativo da discussão sobre a priorização em um contexto de implementação dos currículos locais;
  • Ampliar o conhecimento sobre materiais que podem apoiar a priorização curricular em nível local.