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CURSO Acolhimento e clima escolar

Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
4 horas
Público
Técnicos de secretaria, Gestores públicos, Professores
Certificado
Sim

Atuação da gestão educacional considerando o acolhimento da comunidade escolar nas suas ações e decisões institucionais.

Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
4 horas
Público
Técnicos de secretaria, Gestores públicos, Professores
Certificado
Sim

Atuação da gestão educacional considerando o acolhimento da comunidade escolar nas suas ações e decisões institucionais.

Objetivo do curso

Apoiar a equipe da Secretaria de Educação a um planejamento de atuação que considere como premissas o acolhimento da comunidade escolar diante da crise vivida e a necessidade permanente de zelo pelo clima escolar como um dos fatores centrais para a aprendizagem de estudantes e educadores.

Conteúdo programático
  • Recomendações das normativas;
  • Concepção sistêmica de acolhimento;
  • Níveis da colaboração;
  • Atuação da gestão educacional para o acolhimento da comunidade escolar;
  • Acolhimento enquanto cultura institucional na rede;
  • Clima escolar como fator essencial para a aprendizagem;
  • Diagnóstico do clima escolar;
  • O enfrentamento das desigualdades como causa da política educacional;
  • Parceria entre família e escola;
  • Atuação intersetorial;
  • Formação continuada para e outras ações de aprimoramento.
Expectativa de aprendizagem
  • Compreender conceitos-chave dentro do tema de acolhimento e clima escolar, refletindo de forma ampla e intencional sobre a relação entre eles e as diferentes dimensões da gestão;
  • Analisar possíveis ações da política educacional para que a equidade seja refletida em ações;
  • Ampliar alternativas de mecanismos de escuta, como consultas e pesquisas, favorecendo as estratégias de colaboração na rede;
  • Planejar aprimoramentos no trabalho da rede visando uma atuação qualificada e humanizada para acolhimento da comunidade escolar e manutenção do clima em cada escola, considerando o momento social tão complexo e o papel social da escola.