Alguns recursos dependem da execução de javascript
Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.
CURSO

Observação de sala de aula

Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
4 horas
Certificado
Sim

Como implementar uma comunicação assertiva entre os professores e a gestão de forma a estabelecer uma relação de troca que ressignifique a prática de observação de sala de aula como um momento formativo.

Objetivo do curso

Implementar uma dinâmica de comunicação entre a gestão e os professores visando estabelecer diálogo entre os saberes numa relação de troca que ressignifique a prática de observação de sala de aula como um momento formativo.

Conteúdo programático
  • A observação em sala de aula como prática de valorização dos saberes;
  • O coordenador pedagógico e as práticas pedagógicas dos professores;
  • A observação em sala de aula como ferramenta de diálogo e colaboração;
  • As potencialidades da observação em sala de aula;
  • Porque e como fazer um bom feedback;
Expectativa de aprendizagem

Desenvolver junto aos professores estratégias de cooperação que possibilitem o aprimoramento da prática reflexiva por meio da observação de sala de aula; Interpretar de forma colaborativa as mudanças que a BNCC implica nos currículos escolares; Compreender a observação de sala de aula como uma estratégia de aproximação entre equipes pedagógicas e o coropo docente no intuito de estabelecer reflexão e mudança sobre a prática.

Autores
Ana Claudia Cossini Martins
Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário do Norte Paulista, especialista em Ensino da Física pela UNICAMP e especialista em ensino da Matemática pela Universidade São Luís. É professora coordenadora de Física.
Redes :
Público
Gestores escolares
Temas abordados
O papel do coordenador nas práticas pedagógicas; a observação de sala como ferramenta de diálogo; potencialidades da observação em sala de aula; como fazer um bom feedback.
Faz parte dos percursos
Gestão escolar, BNCC
Acompanhe as novidades do Polo