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CURSO O novo Fundeb e o financiamento da educação

Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
10 horas
Público
Gestores públicos, Gestores escolares, Técnicos de secretaria
Certificado
Sim

Entenda como funciona o financiamento da educação pública no país e conheça as mudanças de redistribuição do Novo Fundeb.

Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
10 horas
Público
Gestores públicos, Gestores escolares, Técnicos de secretaria
Certificado
Sim

Entenda como funciona o financiamento da educação pública no país e conheça as mudanças de redistribuição do Novo Fundeb.

Objetivo do curso

Apresentar a estrutura do financiamento da educação e as principais alterações a partir do Novo Fundeb incluindo as trasfêrencias obrigatórias do MEC e as regras para o uso dos recursos e identificar os principais desafios para promover uma distribuição equitativa de recursos considerando os diferentes contextos das redes de ensino.

Conteúdo programático
  • Panorama geral do histórico e da estrutura do financiamento da educação pública;
  • Origem dos recursos municipais para a educação;
  • Política de fundos: o novo Fundeb
  • ICMS educacional e transferências do MEC;
  • Regras de despesas da educação;
  • Desafios para um financiamento que aumenta a equidade
Expectativa de aprendizagem

Ao final do curso o participante será capaz de compreender o histórico e a estrutura do financiamento da educação pública no país considerando as regras atuais estabelecidas para o Novo Fundeb.

Ficha técnica

Realização: Itaú Social
Autoras: Ursula Dias Peres e Cristiane Capuchinho
Leitura crítica: Alexandre Moreira e Artur Baptista
Coordenação do projeto: Alexandre Moreira
Edição e finalização: UOLEdtech

Autores
Úrsula Dias Peres
Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1993), mestrado e doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007), tendo realizado parte do Mestrado na HEC-França. Desde 2008 é Professora Doutora da EACH/USP.
Cristiane Branco Capuchinho
Mestre pelo programa de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2013) e graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2008).