Alguns recursos dependem da execução de javascript
Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.
CURSO

Gestão da rede municipal para o Ensino Híbrido

Voltar para o percurso
Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
2 horas
Certificado
Sim

Apoiar equipes das secretarias municipais de educação a elaborar o planejamento pedagógico considerando a articulação de atividades presenciais e não presenciais, com o uso notadamente potencial das TIC, a personalização do ensino e o papel ativo dos estudantes.

Objetivo

Apresentar os diversos sentidos que podem estar dentro do conceito de Ensino Híbrido: atividades com tecnologias da informação e comunicação, metodologias ativas, personalização do ensino, entre outros. Apoiar profissionais da educação na ressignificação da própria atuação com apoio aos estudantes em relação ao cenário de pandemia e priorizando a educação integral. Apoiar o planejamento e a gestão da rede municipal para o ensino híbrido. 

Conteúdo programático

I. Gestão da rede municipal para o ensino híbrido 

    1. Do que falamos quando tratamos de ensino híbrido?
    2. A educação integral e a BNCC
    3. Quais as diferenças entre as atividades pedagógicas remotas realizadas durante a suspensão das aulas presenciais e depois da reabertura das escolas?
    4. Que fatores podem potencializar o planejamento do Ensino híbrido?

II. Referenciais para um bom planejamento

    1. Planejando o ensino híbrido para Secretarias Municipais de Educação.
    2. Material de apoio aos(às) dirigentes municipais de educação e equipes.

III. Instrumentos de apoio para o ensino híbrido

    1. Modelo de planejamento de professores para anos iniciais e anos finais
    2. Subsídios para a formação de gestores escolares e professores mediada pelas tecnologias de informação e comunicação.
    3. Instrumento de mapeamento do uso e condições de TIC nas escolas;
    4. Podcast: O potencial da aprendizagem mediada pelas TICs
    5. Tutoriais
Expectativa de aprendizagem

Conhecer as temáticas inseridas no tema “ensino híbrido”, saber planejar o ensino híbrido com uso das TIC, apoiando o planejamento de professores do ensino fundamental, com foco na aprendizagem, equidade e na educação integral. Fortalecer a atuação das secretarias municipais de educação e equipes  na gestão da rede para o planejamento e implementação do ensino híbrido. 

Público
Gestores públicos, Técnicos de secretaria
Temas abordados
TICs na educação, ensino hibrido
Faz parte dos percursos
Gestão da educação para dirigentes municipais e equipe
Acompanhe as novidades do Polo