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CURSO

Mapas de Foco da BNCC para a flexibilização curricular para dirigentes municipais e equipe

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Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
2 horas
Certificado
Sim

Como os Mapas de Foco podem apoiar a flexibilização curricular, a articulação com os Projetos Político-Pedagógicos das unidades escolares e o processo de formação continuada dos professores.

Objetivo

Auxiliar as secretarias municipais de educação na priorização de habilidades e conteúdos para a flexibilização curricular, na articulação dessa priorização com os Projetos Político-Pedagógicos das escolas e na definição de um processo formativo que habilite o professor a fazer escolhas adequadas que estimulem as aprendizagens dos alunos.

Conteúdo programático

Mapas de Foco da BNCC para a flexibilização curricular

  • Como garantir o que é fundamental para o estudante aprender neste período?
  • Garantia das aprendizagens por meio da flexibilização curricular
  • Como orientar a flexibilização curricular?
  • O que são os Mapas de Foco da BNCC?
  • Qual o significado de flexibilização curricular?
  • Como utilizar os Mapas de Foco da BNCC para realizar a flexibilização curricular?
  • Questões centrais para pensar a escola no contexto da pandemia
  • Passos fundamentais para apoiar a flexibilização curricular
  • A flexibilização curricular, os PPPs das escolas e a redução do tempo das atividades presenciais
  • Grupos de trabalhos nas unidades escolares
  • Como equacionar as expectativas de aprendizagem considerando a redução do tempo das atividades presenciais?
  • Sugestões para equacionar o tempo de formação continuada a partir dos Mapas de Foco da BNCC
  • O investimento na formação docente
  • Sugestões para incorporar os Mapas de Foco da BNCC na formação continuada
Expectativa de aprendizagem

Saber priorizar habilidades e conteúdos para a flexibilização curricular, de forma transparente e dialogada com as unidades escolares, famílias e profissionais; articular essa priorização com os Projetos Político-Pedagógicos das escolas e efetivá-la em sala de aula; definir processos de formação continuada incorporando o uso dos Mapas de Foco.

Público
Gestores públicos, Técnicos de secretaria
Temas abordados
Mapas de Foco da BNCC, Currículo, Gestão da aprendizagem, Gestão do tempo, Projeto Político Pedagógico, Formação continuada
Faz parte dos percursos
Mapas de Foco da BNCC
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