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CURSO

Educação especial na perspectiva inclusiva para dirigentes estaduais e equipe

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Modalidade
On-line autoformativo
Carga horária
2 horas
Certificado
Sim

Como a colaboração entre estados e municípios pode fortalecer as redes para garantir o direito de todos participarem de forma efetiva nas atividades pedagógicas durante a paralisação das aulas presenciais.

Objetivo

Orientar as equipes das secretarias estaduais sobre estratégias para garantir a equidade no trabalho remoto durante a pandemia, fazendo valer o regime de colaboração estados-municípios no compartilhamento de experiências, na troca de equipamentos e materiais e na oferta de formação.

Conteúdo programático

Referenciais para um bom planejamento

  • Aspectos legais
  • Contribuições da colaboração entre estado e municípios para a Educação Especial
  • Passo a passo
  • Formação continuada e divulgação de boas práticas

Instrumentos

  • Diagnóstico e plano de ação

Dicas de acessibilidade na elaboração de materiais e na comunicação

  • A importância da acessibilidade na comunicação
  • Formas de promover uma comunicação acessível
  • Materiais impressos
  • Materiais em plataformas digitais
Expectativas de aprendizagem

Saber fazer diagnóstico da Educação Especial nas redes, apoiar a construção de diretrizes regionais, traçar planos de contingência e de ação, organizar a formação remota de educadores e ampliar a oferta de materiais e conteúdos acessíveis.

Público
Técnicos de secretaria, Gestores públicos
Temas abordados
Educação inclusiva, Legislação específica, Acessibilidade, Formação continuada
Faz parte dos percursos
Gestão da educação para dirigentes estaduais e equipe
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