Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.
Educação e tecnologia

Educação ainda em tempos de crise

17 de Março de 2021

Um ano depois dos enormes desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, a situação continua muito grave, acentuando os já conhecidos problemas sociais e exacerbando as desigualdades educacionais no nosso país.

No esforço de garantir o direito à educação de todas e todos, muitos aprendizados aconteceram neste período e muitas respostas estão sendo construídas por educadores, estudantes e famílias.

O Polo, nosso ambiente virtual de formação, participa desse esforço oferecendo cursos, materiais e ferramentas para profissionais das redes públicas e de organizações da sociedade civil. E nesse momento em que a construção de novas estratégias é tão necessária, decidimos mais uma vez compartilhar dicas, links e outras importantes contribuições de parceiros.

Esperamos que essas iniciativas sirvam de apoio e inspiração para você no seu trabalho.

Confira:

Pesquisas e referências

Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias - onda 5: Pesquisa realizada em novembro de 2020 sobre o andamento das atividades remotas pelo olhar dos estudantes e familiares. (Itaú Social; Imaginable futures; Fundação Lemann; Data folha e Conhecimento social)

Pesquisa sobre volta às aulas: Levantamento sobre como as secretarias municipais de educação estão se preparando para os desafios do ano letivo 2021. (Undime, Itaú Social e UNICEF)

Retratos da educação no cotexto da pandemia do coronavírus (2ª edição): análise que combina 5 estudos estruturados a partir de 10 momentos de coleta de dados e apoiados por um amplo conjunto de parceiros. (Conhecimento Social

Ano letivo e ensino remotoAcompanhe as informações do calendário letivo das redes estaduais e as medidas tomadas pelas secretarias para mitigar as perdas na aprendizagem dos alunos causadas pela pandemia. Veja o que está sendo feito por estado. (Consed)

Busca ativa escolar: estratégia para garantia de acesso e permanência de jovens e crianças matrículados. (UNICEF)

Relatório anual de acompanhamento do Educação Já: apresenta um balanço de 2020 sobre o andamento das políticas públicas educacionais destacadas pelo Todos Pela Educação, em conjunto com diversas organizações e especialistas, como prioritárias para o País. (Todos Pela Educação)

Estudos e evidencias sobre potencialidades e limites do uso de livros digitais infantis: conheça o impacto do uso de livros digitais na educação infantil. (LabEdu)

Estratégias de aprendizagem remotaComo adotar estratégias de aprendizagem remota nas redes públicas de ensino para dar continuidade às aulas, promover o ensino híbrido e ampliar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes. (CIEB)

Centro de Referências em Educação Integral: Posicionamento de ações para garantia de direitos em meio ao agravamento da pandemia. (CREI)

Recursos pedagógicos

Plataforma de apoio à aprendizagem: desenvolvida para apoiar as redes públicas de ensino do país no momento de retomada das atividades presenciais após o período de isolamento social. (Instituto Reúna, Fundação Lemann, Fundação Itaú Social, Fundação Roberto Marinho, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Instituto Ayrton Senna)

Material educacional Nova EscolaLivros gratuitos para o professor e para o aluno da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. (Nova Escola)

Futura e educação: cursos on-line, podcasts e jogos educativos. (Canal Futura)

Aprender a estudar textos: conjunto de recursos voltados para professores do Ensino Fundamental usarem os textos escolares em todo seu potencial. (LabEdu)

Acompanhe as novidades do Polo